O Brasil é um dos países que possuem as regras mais bem elaboradas e seguras em relação a tudo que envolve o mercado do vidro. Inclusive, no que diz respeito às normas para o envidraçamento de sacadas. No entanto, a falta de conhecimento do usuário e muitas vezes do próprio profissional, que está vendendo o produto, coloca em risco o consumidor final.
Por isso, é de suma importância conhecer a fundo essas normas, porque elas foram feitas com base em todos os critérios que se pode aplicar a um produto a fim de garantir a máxima segurança a quem for manuseá-lo. E para entender mais sobre o assunto, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.
Tipos de aplicação e normas de segurança
A norma que rege o envidraçamento de sacadas é a NBR 16259, dessa forma, é ela que define os requisitos e métodos para a sua fabricação e instalação. Essa norma também define os tipos de vidros que podem ser usados em sacadas. Entre eles, estão os temperados e os laminados.
Além disso, o vidro que vai ser usado deve suportar a pressão do vento que é comum na região do país onde o cliente vive. É preciso ainda considerar o número de andares do prédio ou a sua altura para garantir que o sistema seja instalado de maneira apropriada.
Essas informações são importantes porque com elas consegue-se identificar a força do vento e, assim, determinar como deve ser a fixação dos vidros. Em especial, o método ajuda a determinar a melhor espessura para o vidro, bem como o tipo do perfil e a forma de ancoragem do produto à construção.
O sistema de envidraçamento também precisa estar de acordo com as características da edificação onde for instalado, incluindo a estrutura da construção. Afinal, o produto possui um determinado peso e ele deve ser suportado com segurança.
A norma prevê até mesmo que o sistema de envidraçamento seja testado antes de iniciar a sua comercialização. Para tanto, é necessário ser aprovado em diferentes testes, como o que se refere a sua resistência na hora dos vidros serem abertos e fechados inúmeras vezes. A sua resistência ao receber algum tipo de impacto, ventanias e corrosões também são avaliadas.
Normas para envidraçamento de sacadas no país
Para estar de acordo com as normas do setor, o sistema de envidraçamento de sacadas desenvolvido pela Solução Fechamento Inteligente foi submetido aos mais rigorosos testes. Eles simulam várias situações estabelecidas pela NBR 16259, que define condições para a instalação do produto, tais como altura máxima, andar máximo e região do Brasil onde é instalado.
Além disso, a empresa segue a recomendação da NBR sobre o sistema de envidraçamento ser instalado em locais com até 90 metros de altura e 30 andares. Quanto à pressão do vento, o produto consegue suportar no máximo a pressão da região 5, onde existe a maior intensidade de vento no país.
Vale dizer que, como citado anteriormente, o Brasil é dividido em cinco regiões. Desse modo, a região 1 é onde existe a menor incidência de vento e a região 5 é onde se registra a maior. Assim, os produtos precisam ser elaborados e testados para cada região.
A NBR 16259 também versa sobre outros aspectos importantes no que tange o envidraçamento de sacadas. Entre ele, recomendações para fixar o vidro no perfil, o que inclui a instalação do sistema, a preparação do local, o espaçamento entre os elementos, a vedação e as travas.
Ou seja, existe uma série de cuidados que é preciso ter na hora de instalar o envidraçamento de sacadas em uma construção. E como já dito, além de uma instalação profissional, é essencial que os vidros utilizados sejam da mais alta qualidade para garantir a segurança dos usuários.
Suporte e treinamentos Solução Fechamento Inteligente
Vidros de qualidade e profissionais capacitados são a combinação perfeita para que uma residência ou prédio comercial receba uma sacada envidraçada segura, elegante e funcional. Por isso, ao comprar esse produto, o consumidor deve procurar por uma marca de credibilidade no mercado e que se preocupe em treinar os profissionais que instalam o seu sistema.
A responsabilidade que a Solução Fechamento Inteligente tem com o resultado final da instalação fez com que criasse rigorosos critérios para credenciar revendas em todo o Brasil. Dessa forma, para que possam comercializar o sistema, todas as revendas têm que passar por treinamentos práticos antes.
A partir disso, os profissionais da revenda adquirem o conhecimento necessário e conseguem prestar um serviço de excelência, entregando ao consumidor final o produto com a mesma qualidade que foi desenvolvido. E que segue todas as normas para o envidraçamento de sacadas na hora da instalação.